Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de abril de 2011

LIÇÃO 10 – A HISTÓRIA DE JOSÉ - 1ª PARTE

LIÇÃO 10 –  A HISTÓRIA DE JOSÉ - 1ª PARTE
Gênesis 37 e 39

Leitura inicial: Gênesis 37.2-11.

José era o filho preferido de Jacó (Israel) - por ser filho de Raquel (esposa favorita de Israel) e por ter qualidades morais que o diferenciavam de seus irmãos ("contava ao pai a má fama deles" - Gn 37.2).

Infelizmente, seus irmãos o odiavam, ainda mais que revelara 2 sonhos em que José seria governador sobre eles. Outra situação que aumentou a rixa foi o fato de José receber de presente uma bela túnica de seu pai (Gn 37.3).

A forma como José revelou seus sonhos, provavelmente de forma orgulhosa, foi o estopim para os trágicos eventos subsequentes. Nesta época, ele tinha 17 anos (Gn 37.2).

Professor: reflita com os alunos sobre vaidade e orgulho - destaque que tais atitudes são pecado e nos separam das pessoas e de Deus.

Os irmãos de José, ao vir ele de encontro a eles, não o suportavam mais, e decidiram matá-lo (Gn 37.18-24).

Felizmente, um irmão de José, Rúben, influenciou os demais para pouparem-lhe a vida. Você é influência positiva ou negativa ao seu redor? Quando todos tramam o mal, você é um que concorda, ou se opõe? A vida de José estava em perigo, e como veremos na próxima lição, a atitude de Rúben em poupá-lo foi importante para que toda a família fosse salva da fome.

Os irmãos deliberaram em vendê-lo como escravo para o Egito (Gn 37.25-28). Você pode imaginar a vida de um escravo?

Professor: permita os alunos refletirem sobre as condições de um escravo, sem direitos, sem salário, sem poder escolher uma profissão, etc. - termine enfatizando que assim é o pecado - ele nos tira o direito de termos paz, comunhão com Deus e a verdadeira liberdade.

Agora José é escravo no Egito, na casa de Potifar - um oficial de faraó (o rei do Egito) - Gn 39.1-6. Por ser um rapaz zeloso em suas tarefas, logo destacou-se dos demais escravos, e Deus estava com ele. E você? É atencioso com suas tarefas (em casa e na escola), ou faz tudo relaxadamente e reclamando? Lembre-se que José foi abençoado por Deus, mesmo sendo escravo, e nós precisamos, como cristãos, sermos bons exemplos  diante de um mundo corrupto e cheio de males.

Mas José seria provado numa área em que muitos cedem facilmente: o sexo. A mulher de Potifar o seduz - Gn 39.7-20. Neste relato, vemos que José rejeitou repetidamente o convite para o mal, sabendo que seria pecado ter relações sexuais com uma pessoa casada (Gn 39.9). O código moral de José, apesar de o ter afastado de pecar, não o livrou da prisão. Mesmo diante das dificuldades, José perceberia que Deus estava com ele - Gn 39.21. Deus usaria mesmo circunstâncias difíceis para trazer bênção para as pessoas de sua época, como veremos na 2ª parte da história de José.

Professor, reflita com os alunos sobre a importância de rejeitar o pecado e obedecer à vontade de Deus - pois somente assim teremos uma vida de verdadeira bênção e libertação do mal. Ainda que venhamos a sofrer consequências desagradáveis, Deus está no controle dos acontecimentos à nossa volta.

Versículo para decorar: "Não se desvie nem para a direita nem para a esquerda; afaste os seus pés da maldade." (Provérbios 4.27)

EXERCÍCIOS PARA A SEMANA:

1. Relacione a 1ª coluna com a 2ª coluna, indicando também o versículo onde encontra-se a resposta (leia os capítulos 37 e 39 de Gênesis para encontrar as respostas corretas):

Questão
Resposta
Versículo
1. Quem procurou poupar a vida de José
a. Potifar
 
2. Local em que José encontrou seus irmãos, no campo
b. Rúben
 
3. Oficial de faraó em cuja casa José trabalhou como escravo
c. Israel
 
4. Nome do pai de José
d. Judá
 
5. Quem propôs vender José para os ismaelitas
e. Dotã
 

2)     Leia os versículos indicados e responda:

a) Gênesis 37.28: por quantas peças de prata foi José vendido como escravo?
…………………........................................................................................................
b) Gênesis 37.31-33: de que forma os irmãos de José enganaram seu pai?
…………………........................................................................................................
c) Gênesis 39.7-10: como José enfrentou a contínua sedução da mulher de Potifar?
…………………........................................................................................................
d) Gênesis 39.11-12: de que forma José escapou e o que deixou para trás?
…………………........................................................................................................


Respostas dos exercícios:

1 - 1b (Gn 37.21-22), 2e (Gn 37.17), 3a (Gn 39.1), 4c (Gn 37.2), 5d (Gn 37.26-27)

2a - 20
2b - Afirmaram que acharam a túnica de José, que haviam encharcado de sangue de um bode.
2c - Recusou-se a pecar e evitava ficar perto dela
2d - Ele fugiu da casa, deixando seu manto.

____________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário